NOVIDADE NO RANKING DAS MÍDIAS SOCIAIS
- Dani Alexs
- 29 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de abr. de 2023
Plataforma que demonstrou um grande crescimento nos últimos tempos, o TikTok tem passado por uma expansão cada vez maior, alcançando diferentes públicos e atingindo números que impressionam e superam as redes sociais norte-americanas, que costumavam ser líderes no
assunto.
Segundo os relatórios de downloads trimestrais divulgados pelo App Annie nesta terça-feira (10/08), o TikTok lidera como o aplicativo mais instalado do mundo, ultrapassando o Facebook e outros app de sua propriedade, como o Messenger, Whatsapp e Instagram.

Desenvolvido pela empresa chinesa ByteDance em setembro de 2016, o aplicativo teve seu “boom” durante a pandemia. Com todo mundo em casa, procurando por formas de sair do tédio e de garantir uma distração segura, diferentes formas de entretenimento ganharam evidência como os reality shows e o TikTok.
A plataforma é composta por vídeos curtos e interativos que permitem dublagens, dancinhas e algumas “trends” em que você pode reproduzir a criação feita por outras pessoas. O conteúdo que parece não tomar muito tempo dos usuários é a fórmula perfeita para uma sociedade que vive no imediatismo e procura consumir conteúdos cada vez mais curtos.
Na teoria parece ótimo, mas esta forma de conteúdo é realmente viciante, quem nunca se pegou até altas horas da madrugada descendo a sua timeline/for you e vendo um vídeo aleatório de alguém limpando uma piscina, ou construindo uma casa, sem nem saber como você foi parar lá? 😅
Desta maneira, logo a plataforma chinesa viu seus números dispararem, alcançando a marca de três bilhões de downloads e se tornando o aplicativo mais baixado de 2021.
Influência nas demais redes
Normalmente o recurso de vídeos até está disponível em diferentes plataformas, mas não como função principal da rede. No entanto, não é de hoje que o uso de vídeos é febre e tende a viralizar facilmente online. Com redes antecessoras que abriram o caminho como o SnapChat e Vine, o TikTok tem como função principal a produção de vídeos de pequena duração.
Muito popular entre os jovens, o sucesso da plataforma influenciou no formato e recursos adotados por outras redes sociais. Como o YouTube, que criou o YouTube Shorts ou o Instagram, que passou a disponibilizar a ferramenta Reels permitindo a gravação de vídeos curtos, com efeitos e formato de edição bem similar ao do aplicativo chinês.
Com os recursos do audiovisual cada vez mais presentes, as demais redes sociais têm procurado se adaptar a essa demanda. Devido a isso, no final de junho deste ano, o CEO do Instagram Adam Mosseri, anunciou que a plataforma não é mais voltada para o compartilhamento de fotos, pretendendo focar ainda mais em conteúdos em vídeo.
Com o sucesso do TikTok a empresa passou a investir na monetização, permitindo que os produtores de conteúdo sejam remunerados pelas suas criações e incentivando ainda mais o uso da rede.
Apesar desta mudança de formato na produção de conteúdo causar uma certa insegurança em usuários que já estão acostumados com o formato antigo e que trabalham diretamente com isso, a transição deve ser feita aos poucos e é claro que sua produção de conteúdo pode ser adaptada para diferentes formatos. O que pode parecer um desafio no início, também pode ser uma oportunidade de pensar em diferentes maneiras e abordagens de explorar o seu conteúdo.
Não precisa abrir mão de um formato que já dá certo, mas é interessante começar a pensar em novas maneiras de explorar as redes sociais e usar o audiovisual como uma opção de apoio que tem tudo pra enriquecer ainda mais a sua produção de conteúdo.
Quer saber mais maneiras de se manter atualizado em tudo que é tendência nas redes sociais? Acompanhe nosso blog! a Dani Films está sempre atenta às inovações da área para garantir o sucesso do seu negócio.




Comentários